VII Encontro Nacional do Rito Moderno

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2014, realizou-se o VII Encontro Nacional do Rito Moderno na cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás.

Em 28/11/2014, às 20 horas, no Tribunal de Justiça de Goiás, aconteceu a abertura do evento, com a participação de autoridades maçônicas do Supremo Conselho do Rito Moderno, do Grande Oriente do Estado de Goiás (GOB-GO), do Grande Oriente do Distrito Federal (GODF) e de outras Obediências estaduais.

A mesa diretora dos trabalhos foi composta, entre outros, pelo Irmão Pasquale Mignella Filho (Soberano Grande Inspetor Geral do Supremo Conselho do Rito Moderno), pelo Irmão Albino Ramos Gomes (Presidente do Encontro e Delegado do Supremo Conselho do Rito Moderno para a Região Centro-Oeste), pelo Irmão José Gomes de Sá (Coordenador Geral do Encontro), pelo Eminente Irmão Jafé Torres (Grão-Mestre do GODF), e pelo Poderoso Irmão Manoel Roberto Pereira Loria (Secretário Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Moderno do GOB-GO).


O GODF se fez representar ainda pelos Irmãos Lucas Francisco Galdeano (Grão-Mestre Adjunto), Reginaldo Gusmão de Albuquerque (Secretário da Guarda dos Selos), William Almeida de Carvalho (Palestrante e Mestre Instalado da Loja de Pesquisas Maçônicas do GODF), Mário Destro Filho (Mestre Instalado da Loja Grão-Mestre Geral Osires Teixeira) e Altair Ribeiro (Mestre Maçom da Loja Bento Gonçalves). Os Irmãos Lucas Galdeano e William Carvalho também integraram a mesa diretora na solenidade de abertura.

Em seu pronunciamento, o Eminente Irmão Jafé Torres ressaltou a importância do VII Encontro Nacional do Rito Moderno e assinalou que só a união dos maçons de todas as jurisdições, principalmente das bases, poderá contribuir para uma Maçonaria forte e capaz de ocupar espaços, de fato e de direito, em todos segmentos da sociedade.

M.·.Il.·. H.·. José María Bonachi Batalla, Presidente de UMURM

A cerimônia de abertura foi enaltecida com a participação da Orquestra de Violeiros de Goiás, que executou o Hino Nacional e melodias do cancioneiro popular.

No dia 29/11/2014, no mesmo auditório do Tribunal de Justiça de Goiás, ocorreram as palestras do Encontro. A primeira delas ficou a cargo do Irmão José Maria Bonachi Batalla, Grande Secretário de Ritualística do Supremo Conselho do Rito Moderno, que discorreu sobre o tema “Conceituação/Competência e Princípios do Supremo Conselho do Rito Moderno”.


Em seguida, o Irmão Getúlio Targino Lima, Mestre Instalado e Grau 33 do REAA, apresentou trabalho sobre “As perspectivas e os desafios da Maçonaria no 3º Milênio”.

O Irmão William Almeida de Carvalho brindou os participantes do Encontro com apresentação de palestra versando sobre “O papel do Rito Moderno na implantação da Moral Social no Brasil”.


O Encontro teve seguimento com a apresentação de outras “peças de arquitetura”. Ao final de todas as apresentações, foi significativa a interação dos participantes com os expositores, resultando em esclarecimentos úteis que certamente contribuíram para enriquecer o conhecimento maçônico de todos.


O dia 30/11/2014, foi reservado para passeios turísticos dos Irmãos com a participação das Cunhadas.

O Grande Oriente do Distrito Federal, ao mesmo tempo em que parabeniza os organizadores do evento sente-se honrado em haver participado do VII Encontro Nacional do Rito Moderno.

Esta publicación fue tomada de la siguiente fuente: Grande Oriente do Distrito Federal-Grande Oriente do Brasil

Publicado en este blog por:

Olga VR, Vº Ord.·. Gr.·. 9
Secretaria General
Unión Masónica Universal del Rito Moderno

No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada